
Estruturação Financeira
A grande maioria das empresas têm enfrentado um cenário difícil desde o início do ano de 2020, em especial após o começo das quarentenas. A atual retomada gradual das atividades econômicas, mesmo que envolta em incertezas, tem caráter de alívio para muitos empreendedores mas traz muitas questões. Como fica o futuro do meu negócio? Como trabalhar com o caixa, muitas vezes negativo, nos próximos meses? Como recuperar a saúde financeira da empresa? O momento atual deixou claro que uma cultura de planejamento financeiro é fundamental para uma gestão empresarial sadia, não importando tamanho ou ramo de atuação. E essa é uma lição dolorosa para muitos empresários especialmente em tempos de crise.
Para estruturar o setor financeiro de uma empresa é preciso começar pelo óbvio, ou seja, conhecer os números básicos como: contas a pagar, a receber e o fluxo de caixa. Muitas empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, ainda guiam seus negócios pelo saldo bancário e o pior, não fazer a devida distinção da sua conta bancária de pessoa física da conta pessoa jurídica usando essa última como uma extensão da sua conta particular, o que dificulta sobremaneira a alocação correta dos recursos da empresa. Sem a efetiva separação entre orçamentos pessoais e empresarias, os compromissos individuais dos sócios acabam sendo suportados pelo caixa da empresa, de forma desestruturada e desiquilibrada, o que inviabiliza qualquer tentativa de um planejamento financeiro.
Outro fator importante é a formação de preços, principalmente em um período de retomada. Para isso, novamente, é preciso está a par dos principais números da empresa, ter uma visão global de mercado e conhecer o seu público alvo, sem esses alicerces básicos formar preço pode ser uma tarefa bastante complicada, o que pode ter grande impacto no equilíbrio financeiro da empresa.
Esses são apenas alguns pontos básicos em um processo com muitas complexidades. A Soft Soluções Empresarias além de atuar, através de profissionais capacitados, na gestão de fluxo de caixa, também auxilia no processo de renegociação de dívidas, captação de recursos, sugestão e implementação de novas rotinas, entre outros, sempre com intuito de reduzir custos e aumentar o faturamento dos nossos clientes, buscando ferramentas personalizadas, modernas e inovadoras para implementar uma gestão financeira, descomplicada, intuitiva e simples de utilizar.
Aprendemos no nosso trabalho que uma boa ferramenta de metodologia financeira é aquela que permite ao empresário:
• Ganhar velocidade na sua rotina diária de gestão financeira;
• Ter em mãos um controle preciso de todas as suas receitas e despesas;
• Ter mais tempo para focar no que realmente importa, ou seja, fazer a sua empresa crescer;
• Tomar decisões mais assertivas através de relatórios financeiros acurados.
Falando de forma simples, a nossa missão nesse trabalho é diagnosticar o momento financeiro atual da sua empresa, avaliar como e onde ela precisaria estar para, a partir de então, organizar, implementar e fazer funcionar adequadamente sistemas de controle, processo, rotinas e ferramentas, tudo isso especialmente adaptado ao seu tipo de negócio.