Reunião de Gestão

Gestão

Patrimonial

Um patrimônio pode ser constituído de bens móveis e imóveis, bens tangíveis ou intangíveis, e, de direitos e obrigações. 

  • Bens móveis são aqueles que podem ser transferidos de lugar e não perdem suas características, ou seja, são passíveis de remoção sem danos. Por exemplo: máquinas industriais, veículos, equipamentos agrícolas, aeronaves etc.

  • Bens imóveis, como o nome já diz, não podem ser removidos do seu local estando vinculado ao solo que ocupa. Exemplo: galpões, parques industriais, terrenos, edifícios, lojas, residências etc.

  • Bens tangíveis são simples de mensurar e reconhecer pois possuem forma física. Exemplo: máquinas, equipamentos, veículos, mercadorias etc.

  • Bens intangíveis são mais complexos por serem imateriais como a marca, direitos autorais, patentes e elementos ainda mais abstratos, como a cultura organizacional e a identidade de uma empresa ou, em se tratando de uma pessoa física, seja ela uma celebridade, um empresário ou até mesmo uma família, pode ser a influência e a reputação.

  • Bens de venda são os destinados à comercialização. Produtos em estoque são exemplo de bens de venda.

  • Bens numerários são o dinheiro disponível em caixa ou em instituições financeiras.

  • Bens de consumo são os usados no processo produtivo. Ao final geram despesas para a empresa. Na lista de bens de consumo entram itens como: produtos de limpeza, combustível, material de escritório etc.

Gestão de Ativo Imobilizado

É recomendado que todas as empresas façam a gestão de bens patrimoniais, sobretudo se desejarem estar adequadas às questões ligadas ao Fisco. Na indústria, por exemplo, existe o maquinário, imóveis e veículos, todos precisam estar sempre em boas condições de uso. No setor de varejo, os equipamentos e estoque precisam ser catalogados e monitorados. Já as prestadoras de serviço precisam estar sempre organizadas quanto a seus ativos, e assim por diante.

Sendo de sua importância, o Controle Patrimonial pode mudar o cenário de uma organização. É importante ficar sempre atento às possíveis reformulações na legislação e aos pronunciamentos técnicos do comitê de pronunciamentos contábeis para garantir a eficiência da Gestão Patrimonial.

A Soft Soluções Imobiliárias conta com uma equipe especializada em Gestão de Ativo Imobilizado. A experiência e seriedade no serviço, aliados à equipamentos de ponta, permitem a entrega de resultados precisos, eficientes e com agilidade.

Veja todos os serviços:

Gestão Patrimonial

Gerenciamento de Propriedades

Avaliação Imobiliária

Consultoria para Investidor

Representação de Inquilinos

Estudo de Áreas

Atendimento a Construtoras

Soluções Corporativas

Representação de Proprietário

Consultoria em Leilão

Compra e Venda

Arrendamento e Locação