Estruturação Comercial

O comercial é uma das áreas mais importantes de uma empresa (senão a mais importante), se levarmos em conta que nenhum negócio, não importando tamanho ou segmento, se sustenta ativo se não houver entrada de recursos. Qualquer organização, mesmo aquelas ditas sem fins lucrativos como Associações, ONG's, Cooperativas etc, estará sempre buscando vender algo - seja um produto, um serviço ou uma ideia - na busca de dividendos ou de recursos financeiros para suas ações sociais ou empresarias, por isso um departamento comercial bem estruturado é de suma importância para o atingimento das metas e dos objetivos de qualquer tipo de corporação. 

A estrutura comercial de uma empresa é a responsável pela performance do departamento de vendas quando se tira de cena as individualidades de cada negociação, contribuindo efetivamente para a  construção de uma máquina de prospecções de clientes qualificados gerando uma receita mensal previsível, com as vendas sofrendo menos com as sazonalidades, proporcionando dessa forma à empresa, numa esfera macro, um desenvolvimento saudável com resultados mais consistentes.  

 

O trabalho de consultoria da Soft Soluções Empresarias é feito em processos, podendo ter diferentes etapas dependendo do porte ou segmento da empresa. A fórmula para uma estrutura de vendas eficiente é personalizada e feita através de alguns elementos chaves, tais como: 

 

  • Processo de seleção de profissionais com o perfil correto para a empresa ou determinado produto; 

  • Capacitação eficiente da equipe de vendas em todos os aspectos; 

  • Engajamento de todos os colaboradores da empresa no processo de vendas; 

  • Qualificação de contatos;

  • Uso de ferramentas adequadas;

  • Gestão de vendas eficiente;

  • Formação de equipe própria e/ou terceirizada;

  • Gestão de mercado organizada;

  • Estratégias de prospecção de clientes;

  • Inovação em vendas;

  • Uso inteligente da tecnologia;

  • Utilização das redes sociais no processo de vendas;

  • Pós-venda capacitado;

 

Primeiramente é importante definir que modelo de vendas se adequa à realidade da empresa para a partir de então começar a modelar a estruturação necessária com base nos elementos relacionadas acima. Outro ponto que se destaca no nosso trabalho é fazer a empresa se dedicar cada vez mais aos profissionais que compõem o quadro de colaboradores, e existe uma razão importante para isso, uma equipe comprometida internaliza melhor as metas que lhe são propostas e se dedicam mais às suas atribuições, por isso um bom plano de metas e carreiras, de remuneração e premiação são ferramentas chaves para engajar um time. 

Outro fator fundamental a ser levado em consideração em um setor extremamente sensível como o de vendas é capacitação! Sabendo disso, em nossas consultorias, adotamos uma prática fundamental para alavancar as vendas de qualquer organização, a criação de especialistas, tanto em prospecção quanto em negociação mas principalmente especialistas na empresa, no segmento e nos produtos que representam. 

 

Além de tudo que já foi exposto um time de vendas precisa ter um líder engajado e que consiga motivar o seu time, internalizando em cada membro as diretrizes da empresa com proposição de metas que sejam desafiadoras porém factíveis, tendo em mente que uma meta que fuja desse padrão poderá facilmente desmotivar toda a equipe. Com as metas devidamente estabelecidas agora é preciso mensurar, através de indicadores de fácil visualização o desempenho do time de vendas, para que o gestor consiga perceber distorções e assim preparar a todos para possíveis mudanças de estratégia, além é claro de medir o desempenho individual de cada componente do grupo deixando a equipe cada vez mais homogênea e especializada.

 

Soft Soluções Empresariais dispõe de ferramentas para implantação de cada elemento exposto acima, além de profissionais com expertise necessária para levar esses conceitos de forma customizada para dentro da sua empresa.

 

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